Conteúdos de mídia programática
Botão escrito segurança sendo clicado pelo cursor de um mouse.

O GDPR te afeta? Entenda

General Data Protection Regulation em inglês ou Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados em português. Esses são os nomes completos da sigla mais falada nos últimos tempos na Web, o GDPR. Composto por um conjunto rígido de regras sobre privacidade online, ele tem o objetivo de proteger dados e a identidade dos cidadãos da União Europeia (UE). A partir da sofisticação em coleta de dados de navegação ao longo dos anos, o projeto foi idealizado (2012) e aprovado em 2016, alterando a política de privacidade online de empresas e instituições europeias.

Na nova Regulação, que entrou em vigor em todo mundo na última sexta-feira (25), o usuário pode permitir, ou não, que seus dados sejam coletados, além de ter total conhecimento de como eles serão usados. Entender a finalidade da coleta e dar ao usuário a opção de compartilhar seus dados não é apenas uma questão de respeito, é, agora, um direito básico que ultrapassa as fronteiras da União Europeia.

O GDPR é obrigatório no Brasil?

Sim e não. Embora não seja uma legislação brasileira, o regulamento é válido para qualquer serviço que chega a um dos cidadãos pertencentes a algum país do bloco. Portanto, qualquer plataforma que tenha (ou deseje ter) uma presença global, deve se adaptar ao GDPR. O descumprimento pode levar a uma multa de 20 milhões de euros. Mesmo empresas que não possuem escritórios dentro da União Europeia não estão imunes.

Contudo nós, brasileiros, não precisamos ficar amedrontados com a situação. Para as empresas, é apenas uma alteração na política de privacidade. Para o usuário, é ter maior  poder de decisão sobre o que já é dele. Para os clientes, é uma questão de responsabilidade e transparência. Quanto mais segurança oferecemos, mais confiáveis somos. E esse é um lema que deve ser seguido com ou sem legislação.

Confira a nova política de privacidade dos sites da Zchool! Aproveite e inscreva-se em nossa newsletter para receber mais novidades em primeira mão.

Marília Duarte

Marília é sócia e Head of Programmatic da Zygon Digital, responsável pela operação e performance das campanhas da Adtech. Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), ela ainda é mestranda de Relações Internacionais na mesma universidade.

Ex-pesquisadora do Observatório de Publicidade em Tecnologias Digitais da Ufba, Marília atua no mercado de comunicação digital há cerca de 8 anos, com experiência em campanhas de grandes anunciantes. Durante 3 anos ela dirigiu seu próprio negócio, a Goal Marketing Digital.

Add comment