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Modelos preditivos, conceitos estatísticos e raciocínios para prever resultado da publicidade digital

Como prever os resultados da publicidade digital

Vivemos um contexto de produção e circulação de dados em volumes imensos no ambiente digital. Os dados sobre o comportamento dos usuários trazem importantes insights que podem servir de base para a construção de melhores estratégias de produção de conteúdo publicitário e entrega de campanhas online.

Neste contexto, a análise preditiva surge como aliada na produção de campanhas publicitárias segmentadas e cada vez mais assertivas, por meio de modelos estatísticos construídos com o objetivo de prever comportamentos de uma determinada variável a partir da análise de dados do passado.

Existem vários métodos estatísticos utilizados na construção de modelos preditivos. Um deles são as séries temporais. Séries temporais avaliam o comportamento de uma variável quantitativa em um intervalo de tempo. É uma técninca comumente utilizada para construir previsões sobre variáveis mais estáveis, em que não há grandes influência de outras variáveis.
Entender o comportamento da audiência e prever suas ações no futuro é um desafio cada vez mais explorado por pesquisadores e profissionais da área do marketing digital. Previsões podem ser construídas de forma mais ou menos complexas, utilizando as mais variadas opções de ferramentas disponíveis, como R ou o próprio Excel, por exemplo.

A ideia é tentar prever variáveis como a probabilidade de um determinado segmento de usuários ser impactado por um anúncio, interagir ou realizar a compra de um produto anunciado. Outros possíveis objetos de previsão é o desempenho dos anúncios, como quantidade de pessoas impactadas, engajamento gerado por uma publicação, vizualizações de vídeos etc. A escolha do método mais adequado a ser aplicado em cada caso depende da natureza do evento que se deseja estudar e da variável específica que se pretende prever.

Abordando esse tema, a analista de BI da Zygon AdTech, Júnia Ortiz, realizou uma palestra na edição 2018 do Rec n Play, um dos maiores evento de tecnologia e empreendedorismo do Brasil. Abaixo, segue a o material usado na apresentação:

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