Conteúdos de mídia programática

5 habilidades essenciais para profissionais de compra de mídia na internet

Para trabalhar com compra de mídia na internet, assim como em qualquer profissão, são necessárias habilidades específicas que caracterizam os profissionais da área. Trabalhando como trader já há alguns anos, considero estas as principais características que um profissional deve desenvolver caso queira entrar na área e ter uma carreira no segmento.

Capacidade Analítica

Executar campanhas de mídia programática envolve o acompanhamento de várias métricas e índices em diferentes plataformas. Fazemos diversos testes e, para saber a eficácia deles, temos que acompanhar e analisar resultados frequentemente. Tomar decisões com base em métricas financeiras, de performance ou de entrega envolve uma capacidade de análise bem desenvolvida para escolher o melhor caminho.

Problem Solver

Como dito acima, acompanhamos muitos elementos dentro de uma mesma campanha. E o que acontece quando algo foge do padrão? Como agir quando uma linha não está entregando, quando o CPM está muito alto, o CTR muito baixo e por aí vai? Lidamos com uma série de plataformas e muitas vezes o suporte é demorado, são pessoas em outros países e um diagnóstico mais técnico leva dias. Como trader, é preciso dominar as ferramentas que usamos para saber resolver problemas o mais rápido possível. Muitas campanhas são curtas e não podem esperar um retorno do suporte que pode levar dias. A resolução do problema cabe à gente.

Atenção aos detalhes

Muitas vezes um único formato dentro de uma campanha ramifica-se em diversas linhas de segmentações e objetivos em várias plataformas. É preciso ficar atento para fazer as configurações certas e seguir o que foi definido no planejamento para atingir os objetivos. Às vezes um detalhe de segmentação pode passar despercebido e isso pode custar a eficácia da campanha.

Organização e método

São muitas plataformas, muitas campanhas, muitos formatos… muitas possibilidades. Por mais atento que você seja, é preciso ter organização. Definir nomenclaturas, processos e acompanhamento ajudam muito no dia-a-dia de um trader. Saber onde estão as campanhas e como estão organizadas são uma “mão na roda” e nos fazem ganhar tempo.

Auto Aprendizado

O segmento de comunicação digital, como um todo, é novo e existem gaps de formação. Olhando para o ambiente de mídia digital esses vácuos são ainda maiores. Dessa forma, é fundamental que uma pessoa que queira trabalhar como trader corra atrás da sua formação. Ler publicações, acompanhar o mercado, se informar, trocar ideias, fazer cursos, tudo isso faz parte da jornada, pois não existe conhecimento formal (graduação, pós, especialização) e estruturado que você pode acessar e se tornar um trader. Além disso, como nosso segmento é 100% atrelado à tecnologia, os avanços vão ocorrendo e as novidades são constantes. É preciso correr atrás e se atualizar sempre.

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Rodrigo Santos

Graduado em administração pela ESAMC, com MBA em Marketing Estratégico pela Devry-Ruy Barbosa e Extensão em Marketing Digital pela ESPM. Possui experiência com implantação de presença digital para médias e grandes empresas, ocupando cargos de Gerente de Atendimento, Gerente de Marketing e Projetos Digitais. Especialista em compra de mídia com certificação Google Partners e Facebook Blueprints. Atualmente é analista de Mídia e Performance na Zygon Adtech, tendo executado mais de 200 campanhas nacionais e internacionais em mídia programática. Dedicado às temáticas de modelos de atribuição, jornada do consumidor e comércio eletrônico.

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